Vestibular: O mundo em revolta #vemprarua

em

19 junho 2013


A notícia que não quer calar são os protestos que começa ram em São Paulo e agora se espalham por todo o Brasil, já tem até um post aqui no blog que fala sobre isso, e é claro minha querida vestibulanda que isso vai cair em algum vestibular, só que eles não vão falar apenas do que ocorre em Sampa.
Londres, Paris, Cairo, Mumbai, Atenas, Madrid, Santiago, Jerusalém,Trípoli e São Paulo. Sabe o que todas essas grandes cidades, algumas de países desenvolvidos ex-capitais de Impérios, tem em comum? Revoltas de jovens, sejam elas contra uma ditadura ou a favor de uma melhor qualidade de vida ,com maiores investimentos em saúde e educação e contra corrupção e com vários outros pontos em comum como:

  • Boa parte dos manifestantes são jovens abaixo dos 21 anos;
  • O uso da tecnologia é fundamental para a organização das manifestações;
  • Não há um partido político;
  • Não existe uma única ideologia entre os manifestantes e o tema da manifestação não é um só;
  • Em todos esses países houve uma ação brutal da polícia;
  • Há uma distorção feita por parte de governo,polícia e imprensa sobre o perfil dos jovens manifestantes,ou seja, os chamam desde "playboy"," filhinho de papai" até "bandidos".
Bom,mas esses manifestos começaram em 2008 com o início do colapso da economia em 2008. Em muitos países a palavra da moda foi " austeridade", ou seja, corte de gastos públicos; o problema que esses cortes foram nos setores de serviços públicos, então houve redução nos investimentos em saúde e educação, cortes de salários e abonos salarias (como férias), o desemprego aumentou, a população se endividou, mas os gastos do governo com a corrupção não diminuíram . Na Espanha, por exemplo, enquanto as pessoas estavam ficando sem emprego e o banco tomava suas casas, o rei Juan Carlos saiu para uma caçada na África com sua amante. Para piorar enquanto 43% dos jovens estavam desempregados, há cortes para educação e o governo espanhol gasta rio de dinheiro com a ida do papa Bento XVI para a jornada Mundial da Juventude em Madrid. ( Olha só aqui no Brasil, a gente fala da Copa e acabou esquecendo os gastos faraônicos com a JMJ desse ano).

Esse tipo de Manifestação aconteceu também na Grécia, quando a população descobriu que seu país estava falido, na Índia contra a corrupção do governo de Singh e no Chile. Ah o Chile! Esse país desde a ditadura de Pinochet vem seguindo a cartela do FMI de ser um país ultraliberal (o estado não interfere em quase nada na economia), por isso no Chile saúde e educação não é algo da conta do governo, se você quer ter acesso vai ter que pagar. Por isso jovens saíram as  pedindo  políticas públicas para todos e um estado laico.

Resultado: Em todos os casos a polícia "meteu o cassete" nos manifestantes. Na Espanha os jovens eram interrogados por homens com capuz (que medo!) o que lembrava os tempos de ditadura do general Franco.
Também há os países que lutaram contra ditaduras como o Egito,a Síria, Líbia entre outros. Nesses casos além de reformas sociais, tem-se a luta por reformas políticas e a favor da liberdade de expressão, esse  tipo de manifestação entraram para a História como a Primavera Árabe. É legal saber que a imprensa internacional passou a chamar manifestações e atos de "vandalismo" da primavera árabe como "atos de libertação" por ser contra a um regime ditatorial, mas os mesmos atos aqui no Brasil ou na Espanha são criminosos.
Aqui no Brasil,a gente já sabe que a minoria é a parte "criminosa e bardeneira" , pode ser desde "infiltrados para desmoralizar o movimento" até "simplesmente idiotas que quarem aproveitar para fazer merda". E o tema dos protestos passaram de ser apenas aumento da passagem, passaram a ser a favor da melhor qualidade de vida, contra a corrupção, contra a PEC 37 que tira o poder do Ministério Público de investigar, ou contra a proposta de cura gay do Marcos Feliciano. 


Espero ter ajudado a entender o que está acontecendo no Brasil e o que ocorreu em todo mundo, não deu para falar mais coisa ( e ainda tem muita coisa), mas acho que isso  dá por agora. Qualquer dúvida é só mandar um email para mim (katty.sa@live.com) e vou responder. Beijos 

Nenhum comentário , comente!

Postar um comentário

Olá querido leitor,
Gostou dessa postagem? Que tal compartilhar sua opinião, ou deixar sua dúvida?
Espero seu comentário!

Beijinhus ;3