Resenha: A Culpa é das Estrelas

em

02 março 2013


Livro: A culpa é das Estrelas
Ano: 2012
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 288


Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Minha resenha: Um livro para poucos, assim que eu começo minha resenha. Um livro que deve ser mais sentido do que lido, apaixonante e intenso. O que eu senti lendo a história de Hazel, talvez eu não sinta nunca mais. Não falando do estado que ela se encontrava, com uma doença sem cura apenas fazendo todos os tratamentos ali registrando com mais detalhes, para ter uma vida alongada e dar a sua mãe o gostinho de ser mãe. Mas falando da personalidade de uma menina, que mudou e me conquistou por ser tão marcante, tão admirável. Que exagero meu deixar isso algo pessoal, só quero passar a sensação que é terminar um livro as 16h25 e pensar: Obrigado Hazel, por me fazer entender o amor e deixar o tanto quanto mais real a frase: "A morte é a única certeza da vida". Talvez eu seja julgada por não chorar com uma história dessa ou por não ter percebi que é apenas um livro, não uma literatura. Discordo, é uma brilhante literatura. Impossível de imaginar que o mesmo autor de "a menina que roubava livros", o escreveu. Tirei conclusões de que, realmente, o amor não é um sentimento que eu sentia ao ler alguns livros, é o sentimento que eu senti ao ler esse livro (não é pleonasmo, entendam). Amar é ver a dor do outro, e deixa sua dor de lado. Amar é se manter realista e não buscar agradar de uma forma piedosa os ouvidos de quem clama. Sim, amar é ser você e deixar ser amada por quem és. Não imaginei o fim desse livro e nem consegui tentar deduzi-lo. Não imaginei o que seria de Hazel e nem o que seria daquela história toda. Talvez mentes limitadas, buscam resultar o fim desse livro com a "morte de Hazel", mas com toda cegueira de quem pensa assim, depois de fechar o livro, com certeza o apertará contra o peito e dirá para si: fui tola de ter tentando imaginar um "the end!". Já ouvi pelos corredores da minha escola, que esse livro não tem sentindo nenhum com o título. Mas como um bom curioso que o ser humano é, peço que preste bastante atenção em cada palavra, em cada página. Augustus talvez seja a explicação de todos os "x" da questão ou talvez seja loucura minha. Quem sabe umas boas leituras alheias me façam aceitar cada vez mais o quanto é idiota não haver uma continuação. Queria poder escrever cartas para Hazel, como ela escrevia para o autor do UAI. Queria poder dizer a ela como me sinto nesse momento. Queria interroga-la da mesma forma que interrogava Van Houten, porque meu pensamentos agora vagam pela sala, procurando por respostas que nunca serão ditas, pois só faria sentindo se dadas por Hazel Grace Lancaster.

Quem Escreveu?

Olá meninas, tudo bem com vocês? Sou Daphne Piedade, tenho 15 anos, futura meninas dos cachos azuis, e postarei resenhas aqui no blog da Mary. Também penso em postar algumas coisas relacionadas a desejos literários etc. Espero sempre postar brilhates resenhas e deixa-las curiosas e bem interessadas pelos livros <3 

3 comentários

Olá querido leitor,
Gostou dessa postagem? Que tal compartilhar sua opinião, ou deixar sua dúvida?
Espero seu comentário!

Beijinhus ;3

  1. Depois desta resenha estou louca pra ler!
    bjus!
    seguindo o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Daphne colocou bastante os sentimentos dela pelo livro né? Adorei a resenha por esse motivo!

      Obrigada por seguir, volte sempre pra dar sua opinião :D
      Bjinhus

      Excluir
  2. É um livro que tô com vontade de ler, tenho que comprar :)
    Adorei a resenha!!
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir