Por que é tão difícil escolher uma profissão?

em

12 maio 2013


“O que você quer ser quando crescer?” certamente você ouviu esta pergunta muitas vezes durante sua infância e sempre com uma resposta diferente como bailarina, modelo, médica e todos achavam graça. E hoje quando te perguntam isso? As pessoas te cobram uma resposta que tenha firmeza e ainda criticam o que você escolheu usando “Coitado! Vai morrer de fome”.

Mas, por que é tão difícil escolher uma profissão? 

1) Sonhos

Adolescentes possuem a necessidade de ter um “mito” e um “herói” para que sirva de modelo, uma inspiração na busca da autorrealização, precisamos nos identificar com outro para ajustar nossa própria identidade. O problema está quando esse modelo de inspiração passa a controlar sua vida, quando você quer se igualar a esse modelo e acaba misturando seu sonho com a realidade.

Além disso, pode haver um sonho que acaba te controlando de uma maneira que o prenda em um mundo de fantasia. Como uma menina que quer ser jogadora de basquete e joga muito bem, mas é meio baixinha por isso não vai conseguir ser uma atleta mesmo, seria no máximo uma treinadora. 

2) Mito

Diga-me uma coisa, você prefere ser uma grande e renomada estilista ou uma ótima costureira? Pois é, eu já sei sua resposta. Acontece que o que todos queremos é dinheiro, fama e respeito e segundo a mídia, para isso aconteça, devemos imitar pessoas e assim alcançar a felicidade, sendo que o caminho para isso é fácil. O que nos é mostrado são pessoas ganhando rios de dinheiro com uma profissão X (como engenheiro), mas ninguém diz que para alcançar aquele salário maravilhoso foi preciso muito suor e uma capacidade bem grande de fazer o cafezinho quando era um estagiário.

3) Pais

A interferência dos pais é algo inevitável: Ou eles querem que sigamos a mesma profissão que eles ou querem realizar em nós, filhos, todos os sonhos que tiveram e não puderam realizar. Mas pais e filhos nem sempre tem os mesmos sonhos, né?


4) Interesse por muitas profissões

Interessar por mais de uma profissão é algo normal principalmente quando confundimos o gostar com ter capacidade de executar. Gostar de música não quer dizer que seremos bons músicos. Além disso, nem sempre temos conhecimento sobre a profissão e o que o profissional desta área faz, simplesmente achamos legal o jeito de se vestir ou o poder que exerce.


5) Falta de interesse

Sabe o filho do papai, aquele que não precisa de nada? Pediu o Iphone e no outro dia tá com ele na mão, pois bem como tem tudo, acabam não percebendo a importância de ter um trabalho e ai pode virar meio que um sem interesse. Falta de conhecimento sobre as profissões e a imaturidade podem tirar o interesse por fazer uma escolha. 


Por enquanto respire fundo e se acalme porque as dicas para escolher uma profissão fica para o próximo post.

6 comentários

Olá querido leitor,
Gostou dessa postagem? Que tal compartilhar sua opinião, ou deixar sua dúvida?
Espero seu comentário!

Beijinhus ;3

  1. Esperarei ansiosamente pelo próximo post! Estou em um dilema terrível: não sei para o que prestar vestibular. O problema é que eu não me identifico com quase nenhum curso, e fico horas e horas esperando aparacer magicamente algo que eu queira fazer.. Heeelp!

    Avec amour, Camilla
    qualecamis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não me identifico com muitos cursos não... Na verdade, a maioria eu leio a respeito, me interesso, mas não consigo me imaginar trabalhando nisso :/

      Aposto que a Katty vai ajudar muito no próximo post!
      Beijinhus

      Excluir
  2. Eu sei bem como é isso. Na minha família, o que importa é ganhar dinheiro. E eu sempre fico dividida, muitas vezes por uma coisa simples e outra super complexa. Admito que meu maior objetivo é ser rica kkkk. Mas a satisfação é muito importante também. Se eu vivesse em um país como França, Estador Unidos ou outros de primeiro mundo, não me importaria em ter uma profissão mais humilde, sem tantos luxos.
    Ah, passando também pra avisar que estou usando o Layout RED. Fiz pequenas modificações praticamente imperceptíveis. Seus créditos continuam lá ;D
    Seguindo!
    Beijos e obrigada,
    ladylikeoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pais também pensam assim. É lógico que queremos ser ricas né? Mas fazendo o que gostamos, e isso nem sempre é possível... Mas vai por na cabeça deles isso :(
      Pensando pelo lado positivo, isso até nos motiva mais a seguir o que queremos e ser melhor no que fazemos, assim a gente ganha dinheiro e mostra que somos capazes de fazer essas duas coisas, com felicidade.

      Adorei seu blog! Bjinhus

      Excluir
  3. YAAAAAAAY! GoGo to next post! hehe (:
    Tô enfrentando isso esse ano... Eu não sei o que fazer no vestibular, tem várias coisas que gosto, acho que vou ser boa em tal profissão, mas não me vejo trabalhando nisso, ou gostando de tal modo que me faça trabalhar naquilo pro resto da minha vida ~ou por um tempo suficiente pra me sustentar financeiramente~
    Ainda vem o tópico pais, que mesmo não querendo, mesmo sem intenção acabam nos pressionando.
    Quero fazer algo que eu goste e que eu tenha vocação pra isso. Tenho medo de me decepcionar ou desistir lá na frente por algo que batalhei em todos esses anos.
    Adorei o post!!!11
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica calma Sara haha Essas dúvidas sempre aparecem pra todos. Acho que pensar assim dá uma aliviada né? ;x
      O melhor que temos que fazer é não pressionar muito a nós mesmos pra não acabar escolhendo errado.
      Ler muito sobre tudo nessas horas ajuda, e conversar com pessoas sobre o assunto (pais, amigos, profissionais) também é ótimo!

      Bjinhus

      Excluir