Resumo do meu primeiro período

em

28 setembro 2013


Voltei! Eu sumi por um tempo e a minha coluna no blog ficou cheia de teias de aranha, pois é,desculpem. Estamos no fim do ano, na cara do ENEM e eu sumo da coluna que é justamente para ajudar quem está nessa fase (tenebrosa) do vestibular. Mas eu posso explicar, nos últimos tempos a faculdade sugou meu sangue, quando eu não tinha nada para fazer a única coisa que passava na minha mente era não fazer nada, mas agora meu primeiro período terminou (o calendário da Universidade ainda está desorganizado por causa da greve do ano passado)  agora são só mais sete períodos para eu me formar.

Pois bem, está na hora de fazer um balanço do primeiro período para quem ainda não passou por ele já saber o que esperar.

No dia 01 de junho larguei pai, mãe, irmã, amigos e todo o mundo que conhecia em Santos e vim para Aracaju para estudar história na Universidade Federal de Sergipe. Foi o pior dia da minha vida, eu não me lembro de ter chorando tanto como nesse dia. 

Na segunda feira dia 03 de junho começaram as aulas.

Primeiro fiquei perdida no campus, embora ele seja bem pequeno de primeira vista ele parecia enorme, e todos os prédios para mim eram iguais. Para piorar na trocas de aula você não fica sentadinha na sala esperando o professor chegar, você vai atrás dele e assim se não conhecer seu campus você vai se perder e passar vergonha. Afinal quem quer perguntar aonde fica a sala em que terá aula e deixar claro para todos que é uma caloura?

Com o tempo você se acostuma com as salas e para de se perder no campus e se perde em outra coisa: nos trabalhos acadêmicos.  Sabe todas aquelas regras da ABNT que você sabe que existe, mas não está nem aí para elas? Agora você precisa saber T-O-D-A-S esquecer uma é perder meio ponto no trabalho e esse meio ponto faz muita diferença na sua vida. E suas fontes de pesquisa? Adeus Wikipedia, Brasil escola ou qualquer primeiro link que aparecer na sua tela. Agora você deve ler livros indicados, especializados no seu assunto, artigos científicos e tudo sendo bem renomado na área e deve citá-los sempre de maneira bem clara, se não é plágio.

Finalmente você se livra daquela matéria do ensino médio que acabou com seu boletim, porém você pega matérias específicas da sua área que são tão chatas ou tão complicadas que fazem aquela pedrinha no sapato do médio ser a coisa mais linda do mundo.

Fazer um curso superior não é só estudar e pegar o diploma. Se você quer ser alguém tem que participar de pesquisas e eventos extracurriculares e conseguir isso é uma novela mexicana, é extremamente complicado. E quando você consegue a alegria é nível master, bem como o estresse que pode trazer. Eu fui chamada para uma pesquisa com quase dois meses de aula e isso foi o que me motivou continuar no curso e na Universidade, se não já estava em Santos no colo da mamãe. Foi a pesquisa alias que mostrou que estou no ramo certo e que eu amo o que estou fazendo.

Para terminar, se você quer sair da sua cidade para cursar uma boa Universidade vai preparando o lencinho porque vai rolar muitas lágrimas de saudade. Você ganha sua independência junto com uma solidão bem chatinha. Aprendi a cozinhar,lavar roupa e manter meu quarto arrumado porque agora não tenho quem faça tudo por mim, aprendi porque tem gente que gosta tanto de porta retrato e como pode ser bom olhar uma foto.

Agora meu primeiro período acabou e como premio pelos três meses longe de tudo que eu mais amo, por três meses vivendo a base de arroz com ovo ou salsicha vou ganhar 20 dias em casa. As malas estão prontas e a ansiedade para abraçar minha mãe de novo está me matando. Depois desses 20 dias ( em que estarei fazendo um trabalho para apresentar assim que eu voltar para Aracaju) recomeça a vida de universitária e a contagem regressiva para o fim do período.  

2 comentários

Olá querido leitor,
Gostou dessa postagem? Que tal compartilhar sua opinião, ou deixar sua dúvida?
Espero seu comentário!

Beijinhus ;3

  1. Eu fico me imaginando no meu primeiro dia de faculdade, UHSDUAHDUH, acho que vou ficar super perdida por um tempão.
    E esse troço da ABNT o_o Já dá trabalho agora, que no no ensino médio fazer tudo com aquelas regritchas e tal, pior na faculdade :( /xorei
    Puts, de Santos para Sergipe? '-' Deixa eu te perguntar uma coisa: tu foi pra Sergipe, tipo, tu conhecia alguém de lá? Deve ser muito duro tu sair de casa, pertin de sua familia pra ir pra outro estado :l
    HA, E feliz 20 dias, rs. Tudo de bom pra você >_<
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Olha quanto a ficar perdida na faculdade isso nao tem jeito, sai um ou outro miquinho,mas pelo menos depois voce tem algo para rir.
      E o porque de ir para Sergipe, bem foi escolha total dos meus pais. Eu tinha passado na USP e ja estava toda feliz pensando que ia para Sampa. Mas, existe toda questao de moradia e o dinheiro que meu pai iria gastar para me manter em Sao Paulo era muito.
      Ai eu passei em Sergipe tambem e minha irma mais velha estudava la, meus pais nasceram la e querem voltar, tanto que compraram uma casa onde estou morando durante o periodo letivo (economiza muito nao ter aluguel). Realmente a saudade mata, mas faz parte da vida e sem duvida crescemos muito depois de tudo isso.

      Excluir