Profissões: como escolher a minha?

em

03 junho 2013

Está no último ano do Ensino Médio? Então vou falar algo bem legal para te animar: você tem 2 meses (ou menos) para fazer sua inscrição no vestibular e escolher um curso e  definir assim o resto da sua vida.                                                                                                            
Sentiu pressão? Pois é, você não está sozinho nesse barco. É difícil aos 17 anos decidir o que irá fazer pelo resto da vida de um dia para outro, então respire,acalme-se e siga essas dicas.

Parte I: Selecionando o que agrada

1. Faça uma lista de todas as profissões que te interessam;
2. Converse com profissionais desta área;
3. Leia revista e livros sobre as profissões escolhidas tentando focar em como é o mercado na área;
4. Fale com o diretor da sua escola e peça para que ele ajude trazendo profissionais para palestrar. Pode ser profissionais de diversas áreas como também representantes de universidades. Esses representantes descrevem como é cada curso que a faculdade oferece e você ainda por cima fica conhecendo mais detalhes da instituição em si ( estrutura,professores, processo de seleção,etc.).
5. Forme um grupo com seus colegas e discutam sobre seus interesses. Anotem as dúvidas e pesquisem procurando respostas na internet ou com um professor.
Há também a orientação vocacional, tente procurar um bom orientador se não faça na internet, mas não é porque seu teste deu um resultado X que você tem que segui-lo.

Parte II: Será que me encaixo nessa profissão?

Se depois de tudo isso você ainda não tem certeza do que fazer pegue a listinha com as profissões interesse e veja se tem o perfil para ela. Responda para si mesmo essas perguntas:
1.     Físico: meu físico se adéqua a profissão? Leve em conta tudo como altura, peso, habilidade, resistência, aparência e idade. Imagine assim para ser policial não precisa apenas entender de leis, também é preciso ter um físico mais atlético para uma perseguição e se defender.
2.       Psicológico: Reflita sobre sua sensibilidade, percepção, maturidade, disposição em ajudar. Seria capaz de abrir mão da sua vida pessoal por uma carreira que ama muito?
Exemplo: uma pessoa quer ser enfermeira, mas tem hematofobia (medo de sangue).
3.       Ambiente: Gosta de trabalhar com muitas ou poucas pessoas?
Prefere trabalhar só ou em grupo?
Gosta de rotina?
Suporta um ambiente com pressão?
4.       Espiritual: Essa profissão vai contra princípios éticos ou religiosos seus?
5.       Material: O salário é suficiente?
Como é a área de atuação?  Você está disposto a se mudar para trabalhar nesta área?

Parte III: Onde vou estudar?

Profissão escolhida. Falta agora se transformar em um profissional e para isso você terá que dedicar alguns anos de sua vida estudando e agora chegou a hora de ver em que lugar tem o curso que você procura.
Pense em todas as instituições de ensino que oferecem esse curso,depois veja os preços da mensalidade, a distância de sua casa.Se for em outra cidade você tem condições de morar sozinha? Seus pais podem te bancar? Caso não você terá tempo de trabalhar enquanto estuda? Tem coragem de encarar uma Republica
Não esqueça que por mais que digam que esta é uma escolha para sempre não é bem assim. Ter 17 ou 18 anos é ter muito tempo para mudar e renovar ,mesmo estando mais velho não quer dizer que você não possa acordar um dia e mudar de profissão. Aproveite as oportunidades  porque assim você ganha experiência e maturidade!

Sites para testes vocacionais:


Tem alguma dúvida ou sugestão para matéria? Mande um email para mim (katty.sa@live.com) e eu respondo com uma matéria nova.

Um comentário

Olá querido leitor,
Gostou dessa postagem? Que tal compartilhar sua opinião, ou deixar sua dúvida?
Espero seu comentário!

Beijinhus ;3

  1. Espero mesmo ter ajudado e qualquer coisa que vocês quiserem saber , vou responder não tenham dúvidas. Pode demorar um pouco por causa da falta de tempo devido a faculdade,mas uma hora respondo.

    ResponderExcluir